Pesquisar neste blog

sábado, 27 de agosto de 2011

Doenças Causadas pela Má-Alimentação

Além da mortalidade, obesidade está associada ao elevado grau de morbidade. Um estudo sueco, que surgiu por dois anos paciente não tratados com IMC média de 38kg/m², ele encontrou as seguintes porcentagens de doenças associadas:
* Hipertensão: 13,6%
* Diabete melito: 6,3%
* Hiperinsulimia: 6,3%
* Hipertriglicemia: 7,7%
* Baixos valores do HDL - Colesterol: 8,6%
* Hipercolesterolemia: 12,1%

# Osteoartrite
A prevalência de Osteoartrite é elevada em pessoa obesas. Ela se desenvolve nas articulações dos joelhos e tornozelos tendo como principais causas traumas constantes sobre essas articulações em decorrência do excesso de peso.
# Pele
A obesidade está ligada a várias alterações do tecido tegumentar. As mais importantes são: estrias, que refletem a tensão da pele pela expansão do tecido subcutâneo, acantose nigricante, que é um espessamento acastanhado da pele na região do pescoço e áreas extensoras e está relacionada com a resistência a insulina e a obesidade; e hirsutismo, que é frequentemente observado na obesidade.
# Prejuízos respiratórios
Na obesidade, a apnéia do sono é o principal problema observado. Outras alterações, como a diminuição da capacidade ventilatória e broncoespasmo, também pode ocorrer.
# Dislipidemia
A obesidade também está associada a modificações deletérias no metabolismo dos lipídios. Essas alterações metabólicas têm como consequência as alterações dos valores do LDL - Colesterol, e a redução do HDL - Colesterol. Também há a elevação dos triglicerídeos e do VLDL – Colesterol. Todas essas modificações estão relacionadas à distribuição central da gordura. A obesidade central, com valores da medida circunferencial do abdômen superiores a 102 centímetros no homem e 88 centímetros na mulher, estão associados a essas alterações.
# Câncer
Certas formas de câncer ocorrem com a prevalência maior na obesidade. A obesidade aumenta probabilidade de morte. Os tipos de câncer mais comumente encontrados em obesos foram os de esôfago, colo, reto, fígado, vesícula biliar, pâncreas, rim, linfoma não - Hodgkin e mieloma múltiplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário